O Orixá Exu e o Inicio da Criação do Mundo

Por: Ryath (Pesquisado e Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Deus tinha tudo dentro de si mesmo, mas decidiu exteriorizar o que existia dentro de si, então a primeira coisa que ele criou foi o vazio, que é uma qualidade divina, irradiada pelo Orixá Exu.
Os Orixás são irradiadores da energia divina, são deidades, mas não são Deus, e nem gostam de se comparar a ele.
Então o mundo se fez uma esfera negra enorme e infinita internamente. Isso foi a criação do vazio.
Porém tudo o que penetrava no vazio se esvaziava.
Inclusive Deus criou a divindade guardiã da esfera do vazio, mas assim que ela penetrou no vazio, se sentiu esvaziar de si mesma, pois esse mistério, esvaziava tudo que entrasse dentro dele.
Então Deus fez o vazio refletir tudo o que existia, tanto dentro, como fora da esfera do vazio, então o Guardião da Esfera do Vazio, se sentiu pleno novamente, e podendo enxergar tudo o que acontecia dentro e fora do vazio, pois o vazio refletia o todo.
Deus foi criando tudo dentro do espaço vazio, mas as coisas não se esvaziavam mais nesse local, que é infinito, porém tudo o que existia era recoberto, também, de uma esfera do vazio, assim criando a particularidade e individualidade de tudo.

 


É fascinante como as coisas funcionam, quem poderia imaginar que nós somos também temos o vazio em nossa composição, e que é ele nos dá individualidade e particularidade? Pois dentro de Deus, tudo fazia parte Dele, e fora Dele, apesar de fazermos parte de do Divino, nos vemos, percebemos e sentimos como indivíduos separados de tudo.
As filosofias e religiões místicas buscamos nos integrar a Deus, não vendo separação entre Ele e nós, mas essa separação temos por causa do mistério do vazio, por Exu.
A iluminação nos dota de uma consciência coletiva, mas não perdemos, também, a consciência individual, as duas coexistem, pois fazem parte de nossa natureza.
É muito interessante como os iluminados conseguem dar essas informações tão precisas quanto a criação da realidade.
Nós buscamos a plenitude, e a conseguimos com o amor e expansão da consciência, por isso buscamos a iluminação.
Quanto mais evoluímos espiritualmente, mais ficamos próximos de Deus, mais nos parecemos com Ele, mas sem nunca ficarmos igual a Ele.
A coletividade é a individualidade de Deus, pois Ele é Tudo, Tudo foi feito com material divino.
Tudo foi feito com a energia Divina, assim como as Vidas Foram Criadas com a Essência Divina.
Tudo é Deus, e nós somos uma parte muito, muito, muito pequena, pois a criação é infinita, mas não deixamos de ser uma parte do Divino Criador de Tudo.
Assim sendo temos individualidade, e vamos desenvolvendo uma consciência coletiva também, e sempre teremos essas duas coisas dentro de nós, a coletividade e a individualidade.
É muito interessante, como um Orixá faz parte de uma realidade que nem era possível imaginar antes dessas explicações, pois Tudo começou com Exu, ou melhor, com Deus.
Deus criou Exu como ponto de partida, depois Criou Oxalá, que tem uma força de criação, e depois Yemanjá, que é a Orixá da criação, e foram sendo feitas todas as realidades, dimensões e tudo o que existe.

 

Alguns Destaques: